Uma frase que falo com frequência aos meus filhos é: “Prefiro escutar uma verdade feia do que uma mentira bonita”. Falo isso quase que semanalmente. E hoje, pela primeira vez, experimentei a angústia de escutar da boca da minha filha uma verdade bem feia e dolorida. Todas as vezes que as crianças me contam uma verdade, por mais feia que seja, procuro reagir de forma amorosa e receptiva, e eles sempre recebem uma recompensa: um adesivo, um abraço apertado, um beijo… Isso mantém o canal de comunicação aberto entre nós. Deixo bem claro que o papai e a mamãe sempre serão seus melhores amigos e que sempre encontrarão refúgio e segurança em nosso lar.
Sim, foi muito difícil ter que escutar uma “verdade feia” dos lábios da minha filha de sete anos, mas agradeci a Deus por ela ter acreditado nesse refúgio de amor.Estávamos almoçando juntos e como sempre faço, perguntei às crianças: “E aí, como foi na escola hoje? Me contem uma coisa boa e uma coisa não tão boa…” A Raquel mais que depressa respondeu: “Mamãe, hoje a amiguinha “x” me falou uma coisa engraçada. Ela pediu para eu digitar na internet: pinto, perereca e camisinha. Aí ela disse que aparece um vídeo de uma bexiga assim retinha e depois tem que chupar a bexiga”.
Meu coração subiu até o cérebro, deu uma latejada forte e voltou. Olhei discretamente para meu esposo, esbocei um sorriso forçado e disse com um ar de muita naturalidade: “É meeeeeesmo filha! Nossa, que diferente! E o que mais ela disse?” (o canal de comunicação precisava permanecer aberto, e uma cara feia ou palavra ríspida poderia colocar tudo a perder). Ela continuou: “Minha amiga disse pra eu ficar calada e não contar pra ninguém. Disse que a mamãe dela viu ela vendo esse vídeo, brigou muito e até hoje não deixa mais ela mexer no computador”. Pronto, o relato terminou aí. Graças a Deus minha filha ainda é muito inocente. Ela não entendeu o que este vídeo significava realmente. Eu continuei a conversa: “Nossa, filha, é estranho mesmo… chupar uma bexiga não deve ser muito legal.” E meu esposo completou: “E se a mamãe dela brigou e ela pediu para você não contar pra ninguém, é porque não deve ser uma coisa muito boa, você não acha?” Ela concordou.
Em seguida parei tudo o que estava fazendo, pedi a ela um abraço muito apertado e meu marido fez a mesma coisa. Dissemos a ela: “Filha, estamos muito orgulhosos de você. Você fez exatamente o que nós te ensinamos. A mamãe e o papai serão sempre seus melhores amigos e sempre que alguém fizer ou falar alguma coisa estranha e pedir para você não nos contar, lembre-se que aqui em casa você sempre poderá falar a verdade. E como agiu corretamente, vamos pensar em uma recompensa muito boa pra você”. A conversa se encerrou aí. É claro que vou à escola conversar com professores e coordenadores, e tentar resolver a situação da forma mais amorosa e discreta possível. Mas enquanto isso não acontece, fiquei aqui pensando com meus botões.
Ouço muitas pessoas dizendo que confiam em Deus, que tem fé em Jesus, mas abrem a Bíblia uma vez ao ano (e olhe lá!). E eu me pergunto: como confiar e crer em alguém que você mal conhece? Isso é no mínimo contraditório. A Bíblia, especialmente o Novo Testamento, nos foi entregue para conhecermos e nos aproximarmos desse Deus que tanto falamos e escutamos falar, e Jesus foi a materialização desse Deus. Foi como se Ele nos dissesse: “Se eu fosse humano seria assim. Jesus é o humano perfeito, nossa referência. Nele encontraremos todo o ensinamento necessário para viver a perfeita vontade de Deus aqui neste mundo”. E há algo muito importante que aprendi lendo a Bíblia:
“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas”. Filipenses 4:8
A internet, a televisão, a música e a mídia em geral estão em luta acirrada contra a família. Novelinhas direcionadas à crianças e pré-adolescentes que estimulam o namoro, o beijo, a mentira, desobediência aos pais, a sensualidade e vestimentas indiscretas. As novelas que transbordam maldade, adultério, sensualidade, venda do corpo, facção, inimizades, contendas, ira… Músicas com letras de baixíssimo nível, sem conteúdo algum, fazendo com que crianças de 3 ou 4 anos dancem e rebolem de forma sensual, repletas de movimentos que remetem ao ato sexual. Bonecas, brinquedos e jogos que estimulam a violência, o sexo descomprometido, a destruição e exposição do corpo, a sensualidade…
Se você não acredita em Deus e não está nem aí para o que ele pensa, ótimo. Nem se dê ao trabalho de continuar lendo o texto. Agora, se você costuma dizer que tem fé em Deus, gostaria de te exortar em amor. Nós, pais, temos total responsabilidade sobre o que nossos filhos assistem e escutam. Crianças não tem discernimento algum para selecionar programas de televisão, internet, jogos de vídeo game e inclusive desenhos. Se você não se colocar em posição de “filtro”, lixo é o que vai entrar na cabeça de seu filho, através dos olhos e ouvidos. E quem se alimenta de lixo, defeca lixo.
Encha sua cabeça de sensualidade e seu corpo transbordará sensualidade. Exponha seu filho à violência visual e em pouco tempo ele não vai se sensibilizar com mortes violentas ou brigas sangrentas. Deixe sua filha dançar e escutar músicas com letras deprimentes, que muito em breve ela estará colocando em prática tudo o que foi absorvido inconscientemente pelo seu cérebro. Vista sua filha como uma periguete, deixando pernas e barriga à mostra, que na adolescência e fase adulta ela vai se portar como tal, pois a mamãe ensinou que é “bonitinho” se vestir dessa maneira. E não precisa ser mestre ou doutora em psicologia infantil para saber disso. Deus nos ensina através de sua Palavra, e ela é muito clara.
Uma criança e um pré-adolescente jamais deveria ter livre acesso a internet. E na fase da adolescência, o computador deveria ficar num local visível e de livre acesso, como na sala de casa, por exemplo. Com a televisão a mesma coisa. Crianças que tem livre acesso a smartphones, tablets, celulares, tv, sem a supervisão de adultos, é como se seus próprios pais os tivessem jogando numa piscina de lixo e dizendo: “Não se sujem hein?”
Aqui em casa, enquanto nossos filhos estiverem sob nossa responsabilidade, seremos o filtro para tudo o que assistem, escutam e brincam. E quando algo nos escapar – o que inevitavelmente vai acontecer – estaremos aqui, com o canal aberto, prontos a direcioná-los a Luz da Palavra. Meus filhos só terão acesso a novelinhas ditas “de criança”, novelas de adulto, músicas sem conteúdo ou a jogos de violência, quando tiverem seu caráter completamente formado e prontos para entender que com 12/13 anos criança nenhuma tem maturidade suficiente para namorar, que se você se veste e se porta como uma vadia vai atrair cafajestes (e vice-versa) e que bater, machucar ou retribuir na mesma moeda não é normal e tampouco aceitável.
Antes que tenham acesso a novelas da Globo, Record e SBT, preciso ensiná-los que se relacionar com dua ou três mulheres ao mesmo tempo é adultério e traz consequências desastrosas para a vida; que a mentira deixa o problema para o futuro e a verdade deixa o problema no passado; que ciúmes, discórdia, ira, facção e inveja são frutos da carne e não de alguém que está cheio do Espírito de Deus; que o nosso corpo é morada de Deus e deve ser tratado como tal; que pedófilos estão entrando nos quartos dos filhos enquanto pais assistem seus programas na sala.
Meus filhos só terão acesso a internet sem supervisão quando souberem lidar de forma madura com a imagem de uma camisinha sendo colocada em um pênis para ser chupado por uma mulher ou por um homem, pois imagens como esta estão a apenas um clique de distância. Se sua filha digitar “cavalo de brinquedo” ou seu filho clicar num link errado num site de jogos, corre o grande risco presenciar um festival de cenas obscenas.
Desculpem, mas aqui está um desabafo de uma mãe indignada e que enquanto viver, vai remar contra a maré, tendo Cristo como referência, bússola e comandante na tempestade da vida. Podem me chamar de careta, bitolada ou super protetora, eu não ligo. Se digo que creio em um Deus, minhas atitudes precisam condizer com o caráter desse Deus, no mínimo. E se Ele colocou em minhas mãos a responsabilidade de cuidar de duas vidas, vou dar o meu melhor, educando-os segundo a Sua vontade. E Cristo me ensinou, através do apóstolo Paulo, que tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, é o que deve inundar a mente dos meus filhos, e é esse filtro que vou usar na TV, na internet, nos livros, nas músicas e em tudo o mais que tiver ao meu alcance.
Sei que muito em breve eles começarão a voar para fora do ninho e quando isso acontecer, quero que estejam preparados. Que sejam homens e mulheres de caráter, fazendo o bem e expressando Cristo no seu falar, no seu olhar e agir. É um investimento que estou fazendo para o bem da humanidade. Sei que é muito pouco, mas se todas as famílias se unissem nesse propósito, não teríamos que nos desgastar tanto neste papel de “filtro”.
Que o Senhor tenha misericórdia de nós, pais. Que Ele nos fortaleça e oriente, dia após dia. Essa é minha oração.
8 Comentários
Essa é uma grande batalha, que só vence mesmo quem ama realmente a jóia preciosa que tem em casa, e tem Jesus como seu discipulador.
Li vários textos seus Dani, e fui muito edificado, mas confesso que me deu uma certa insegurança e um imenso gelo na barriga quanto a casar e tudo mais! Talvez antes eu só pudesse ver o lado positivo de tudo rs! Mas não perco as esperanças, com Jesus eu vou pra lugares altos! Deus abençoe e dê muita paz em todas as suas atividades, e te inspire a continuar escrevendo e ensinando, pra glória dEle! (:
Seu blog é otimo
Olá Dani!
Cheguei aqui através desse artigo de um artigo seu no Genizah, “SEXO ANTES DA CERIMÔNIA RELIGIOSA PODE?”
que em minha opinião está totalmente de acordo com a bíblia e me deu um conhecimento melhor sobre o assunto! Muito obrigado.
Fiquei curioso em saber quem é você, e entrei no teu blog e acabei de ler este artigo sobre sua filha… Meu coração ficou muito alegre por ter lido esses dois textos! Você é uma mãe virtuosa, que Deus te abençoe grandemente, e que seus filhos sejam motivos de muitas alegrias em sua vida!
Você é agente de mudança nesse mundo cruel, fique firme e continue orando pelas famílias, que é a maior base da VIDA!
Tenho apenas 22 anos, solteiro (e sei lá quando vou casa rs), mas vou acompanhar seu blog, quero estar preparado pra essa lutar quando chegar o momento.
Paz!
Se eu contasse isso em casa eles me matariam.
Parabéns Dani, tá certinha! Ufa dessa vez vcs escaparam, mas e da próxima? Também não adianta reclamar nada com a escola, eles não vão mexer um dedo pra mudar nada. O que vai acontecer quando a tal coleguinha que não tem essa direção disser a sua filha, hei amiguinha, veja o que descobri, digite homem ou mulher pelada lá no Google Imagens e veja o que aparece (mas só faça isso quando não tiver ninguém por perto hein) rsrs. Aquele Google Imagens é um Inferno, vai mostrar tudo de uma vez só, pornografia em todas as posições, sexo grupal, oral, anal, zoofilia, sadomasoquismo, lesbianismo, masturbação, orgasmo, e todo tipo de imundícies em forma de imagens e videos ao alcance de um clique pra qualquer criança de 7 anos (imagine pra um adolescente), é por isso que até muitos homens casados, quando compram um Pc com internet, logo começam com o vicio em pornografia, pois é claro que a novidade e a curiosidade vão falar mais alto, e já pensou uma criança com 7 anos se tornar viciada em pornografia e masturbação, claro que sempre escondida dos pais? Então, pais, todo cuidado é pouco, o que seu filho está fazendo agora? E cuidado com esses encontros de primos e brincadeiras escondidas com primos ou familiares, nunca confie totalmente. Fiquei abismado ao clicar no perfil do Facebook de algumas crianças, mas fiquei surpreso como elas se colocam ali, ao invés de bonecas, elas querem se aparecer como adultas, com salto alto, biquinis, maquiagem ou fazendo poses no chão ou no sofá, como adultas ou como vadias mesmo, olha a cabeça dessas crianças, sem direção, sem pais que orientem, eu fico com pena delas. Por isto que sempre digo, Tv e Internet, isto é um veneno mortal dos tempos modernos que tá matando muita gente e criando uma geração de viciados em pornografia e masturbação, tanto pra moços e moças, é o grande mal que aflige a juventude cristã atual. E tudo faz parte de uma grande estratégia do Inferno de viciar a todos e corromper os bons costumes e acabar com vidas e familias inteiras, o inferno já dominou a ala masculina com pornografia a muitos anos e atualmente está em processo avançado pra dominar também as mulheres, com pornografias e lesbianismo e destruição de vidas, portanto precisamos todos vigiar muito mais do que temos feito!
Alexandre voce é o retrato desse pessoal religioso atrasado que vivem no seculo 17 ainda o sexo é uma coisa boa e do bem e as pessoas gostarem de pornografia é algo totalmente normal o sexo foi feito para o prazer e não so pra procriar, as mulheres hoje infelizmente na sua gigantesca maioria não gostam de sexo so fazem com maridos e namorados e com caras ricos e famosos ou em troca de dinheiro tudo isso é culpa da recriminação que não deixam as meninas se conhecerem quando sao criançinhas o homem pode pegar no penis é um motivo de orgulho pra familia ja a meninas tocar a vagina é motivo de vergonha e preocupação agem como que so os homem tivessem direitos e deram um tiro na propria cabeça fazendo isso por isso as familias e casamentos sao tao desestruturados por que o homem se ve obrigado a casar pra ter alguem com quem fazer um pouquinho de sexo e por isso vão ha prostibulos isso tudo é culpa dessa forma de reprimir baseado na igreja catolica do seculo 17 e 18 por isso que a humanidade não vai pra frente daqui ha alguns seculos os genitais não darao mais prazer e so serviram pra procriar pois so usam pra isso SIIM a evolução seletiva das especies continua agindo tenho pena de quem acredita e deixa de ter um prazer por que o sexo foi feito pra isso pra ter prazer e ficam se destrunido pensando nesse deus que nem existe e é mal cruel e maligno.
Rafael, agradeço a participação aqui no blog! Bom, esse “deus” cruel eu não conheço… O Deus que eu conheço criou o ser humano como um ser sexual. Ele fez pênis, vagina, clitóris, ejaculação e tudo mais! Ou seja, além da procriação, ele também criou o prazer sexual. Navegue pelo blog e vai perceber que somo a favor SIM do prazer entre homem e mulher. A única questão que defendo (e que é colocada na Bíblia) é que o sexo descompromissado, sem afeto, sentimento e compromisso, nos torna menos humanos e mais bichos. Se meu Deus fosse esse deus que você pintou, certamente eu renegaria minha fé…